O Dízimo tem sido hoje em dia uma arma poderosa que muitos líderes religiosos têm usado para pregar a famosa teoria da prosperidade, mas se for verdade por que muitos prosperam e outros não, se todos são dizimistas, tire essa dúvida agora e saia do engano.
O Dízimo é do Senhor ou para o Pastor
O Dízimo é do Senhor? Para entendermos melhor essa dúvida vamos começar do início, como tudo começou, a história do dízimo e quem foi o primeiro dizimista.
O Dízimo do Senhor é a décima parte de tudo aquilo que uma pessoa ganha ou recebe, nos dias de hoje são 10% do salário, e isso se aplica independente de quanto esta pessoa ganha.
Na maioria das vezes os fiéis dizimistas fazem de tudo o que estiver ao seu alcance para fazer a sua contribuição mensal ou semanal, e até mesmo deixam de comprar coisas úteis para sua família para dar a décima parte para a igreja.
Os líderes religiosos pregam que se os membros não der o dízimo eles vão ficar vulneráveis ao ‘devorador’. Um tipo de demônio que não deixa a pessoa prosperar, e isso causa muito medo na maioria dos fiéis, que se sentem obrigados a serem dizimistas.
Melquisedeque o Primeiro Sacerdote Abraão o Primeiro Dizimista
Para a grande maioria dos líderes religiosos cristãos e protestantes, ou evangélicos é ensinado que Abraão foi o primeiro dizimista e Melquisedeque o primeiro sacerdote, e até mesmo existem referências bíblicas no novo testamento sobre esses ensinamentos.
Então os pastores pregam muito sobre esta passagem na Bíblia para persuadir os fiéis a serem contribuintes da igreja. Uma outra forma muito usada é no livro de Malaquias 3.10.
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, …”
Melquisedeque foi o Primeiro Sacerdote
Melquisedeque segundo a Bíblia foi o primeiro sacerdote, que também era rei de uma cidade chamada ‘Salém’. Este mesmo sacerdote recebeu a Abraão que voltava de uma guerra contra vários reis na qual saiu vencedor.
Alguns teólogos chegam a dizer que este sacerdote tem uma semelhança com Jesus Cristo, sendo que a Bíblia não diz quem foram seus pais, é uma pessoa sem genealogia registrada, sem história.
Nesta mesma batalha Abraão ficou com o despojo de guerra, porque foi ele o vencedor e dividiu com seus soldados toda aquela riqueza, então Abraão deu o dízimo de tudo que ganhou tornando-se o primeiro dizimista na Bíblia e sendo abençoado pelo sacerdote Melquisedeque.
Abraão Foi o Primeiro Dizimista na Bíblia
Bem, até aqui você pôde entender um pouco da história de Abraão, que através de um despojo de guerra ele se tornou o primeiro dizimista na Bíblia.
Uma outra história com o mesmo patriarca Abraão é quando o próprio Deus pede o seu filho único Isaac como sacrifício,
Tudo é baseado em uma prova, ou seja Abraão precisa provar que ama a Deus de verdade colocando seu filho em sacrifício, então ele sobe até o monte Moriá para fazer todo o procedimento para agradar a Deus.
Essa passagem Bíblica também é uma das mais utilizadas pelos pastores para arrecadar fundos para as igrejas. Eles utilizam o formato de campanhas para receber as doações, mas não há nenhuma garantia de sucesso para os dizimistas, e quando as coisas começam a ir pelo lado errado os pastores dizem que o fiel não teve fé para ser abençoado.
É uma desculpa que muitos até mesmo acreditam, e isso mantém muitos fiéis presos em campanhas de prosperidade, cura, libertação, e entre outras. A questão de ter ou não ter prosperidade está relacionada a sua crença.
Para ser Próspero eu preciso ser dizimista?
Para ser sincero a resposta é não, para ter prosperidade e ser bem sucedido não precisa ser dizimista fiel de qualquer igreja ou denominação.
Se essa afirmação fosse verdade, todas as pessoas do mundo só teriam prosperidade e uma vida abundante se fossem dizimistas, e isso você pode ver pelo mundo afora, muitas pessoas de diversas raças e línguas culturas diferentes são prósperas.
Na realidade, quando você se torna um dizimista fiel da igreja acaba atrapalhando seu estado de vida financeiro, porque a pessoa vai ter que contribuir todo mês com aquela quantia, e isso é certo.
Deus não precisa de dinheiro, essa é a realidade queira aceitar ou não, o que muitos pastores dizem é que o dízimo é para a obra de Deus, ou seja a obra do Senhor precisa, e com isso montam um paradigma de medo na cabeça das pessoas para exercer o controle.
10% da sua Renda guarde para você mesmo
Desde o ínicio que os sábios antigos diziam que para uma pessoa ter independência financeira é preciso guardar de 10% a 30% de toda a sua renda, essa regra vale para quem ganha muito ou pouco.
Fazendo isso a pessoa vai ter alguma segurança no futuro, onde ele pode investir esse dinheiro ou usar em momentos difíceis. Se você se esforçar e fazer essas economias você não vai se arrepender, e isso eu tenho certeza.
A grande maioria dos dizimistas vivem em momentos ruins financeiramente e chegam até mesmo a depender da ajuda da igreja em alguns momentos da vida, ou sempre, eu falo isso porque eu vi com os meus próprios olhos a situação. Eu já pertenci à igreja evangélica. Se for verdade o que diz o profeta Malaquias não era para essas pessoas passarem por isso.
Qual a Diferença entre Dízimos e Ofertas
Dízimo é uma contribuição mensal que os fiéis costumam dar para as Igrejas, é quase uma obrigação. E segundo os seus líderes esse dinheiro é investido em reformas do templo, obra social, evangelismos, aluguéis de rádio e tv, entre outros.
Já as ofertas são um pouco diferentes, não se torna uma obrigação mas é um ato voluntário de ajudar sua Igreja ou instituição, e geralmente as ofertas são dadas de forma mais constante durante o período de culto.
O que muitos não sabem e até mesmo passa despercebido é que as campanhas feitas em Igrejas são para arrecadar dinheiro, por isso muitos assumem o compromisso de levar uma oferta no valor x durante o tempo da campanha para receber uma benção.
É por esse motivo que os pastores ficam cada vez mais ricos e alegam sua fortuna a investimentos, livros e coisas do tipo.
É Certo ou Errado dar o Dízimo
Pra ser sincero, não é certo nem errado, Deus não vai te castigar se você não for dizimista e não vai derramar maldição sobre sua vida se você se negar a dar o dízimo.
Tudo depende exclusivamente da pessoa, se ela quer ajudar e ser dizimista e se sente bem com isso tudo bem! É a lei de causa e efeito, tudo que emanamos volta sendo coisa boa ou ruim. Se sente bem dando o dízimo? então dê, se sente mal sendo dizimista? não dê.
É simples assim, mas muitos costumam exercer o domínio sobre as pessoas e colocam medo, e usam o nome de Deus para fazer essas coisas e tudo isso você pode ver e observar nas Igrejas.
Existem muitas pessoas que são dizimista fiéis de verdade, e muitos desses fiéis não conseguem prosperar mesmo sendo dizimista. Os líderes dizem que essas pessoas então passando por provação ou não tem fé.
Porque as Igreja Fazem Tantas Campanhas
Promover campanhas é uma boa estratégia para trazer pessoas e arrecadar dízimos e ofertas para as igrejas de modo geral, todas essas coisas são feitas usando o nome de Deus.
Grande parte dessas pessoas que se comprometem a iniciar e terminar uma campanha é receber algo em troca, uma “benção” e resolver seus problemas, seja ele qual for, então alguns pastores se aproveitam dessa situação.
Mas o que eles não sabem é que para ser próspero é preciso mudar seu pensamento sobre o dinheiro, porque tudo começa na sua mente. Se não houver mudança de pensamento nada vai mudar na vida.
Nessas campanhas os fiéis podem assumir um compromisso de contribuir para a igreja com determinado valor, todas vez que esta pessoa comparece nesta campanha tem que ajudar com uma quantia x ou y.
Com isso as igrejas ficam cada vez mais ricas e alguns fiéis vão ficando mais pobres.
A Doutrina do Céu e do Inferno
Toda essa doutrina é baseada no céu e inferno, existem até alguns pastores que dizem que se a pessoa não for dizimista está roubando a Deus e vai direto para o inferno. E o bonzinho vai para o céu
Enfim, existem muitos boatos sobre essa situação que gera medo nas pessoas de ir principalmente para o inferno, é essa doutrina que está prendendo muita gente na igreja.
A Bíblia como muitos conhecem hoje foi o Imperador Constantino que escolheu quais livros entrariam nela, então foi tudo programado para exercer o poder e o domínio sobre a população.
Conclusão
Muita gente usa o nome de Deus para exercer o controle e colocar medo nas na massa humana, e quando alguns descobrem que não é bem assim que funciona,eles agem rápido para calar essas pessoas.
Isso é feito desde o início, e até hoje esse método tem funcionado fazendo com que a maioria das pessoas não pensem, porque se para pra pensar vão chegar em uma conclusão.
A forma como as igrejas ensinam prosperidade é completamente errada, lembre-se de mudar seu sistema de crença porque somente assim irá ter uma vida abundante e próspera.
O dinheiro não é a raiz de todo o mal e nisso eu tenho certeza, o dinheiro apenas revela quem realmente a pessoa é de verdade.
Se está querendo contribuir para ajudar pessoas, colabore com órgãos como; Médico sem fronteiras, unicef e programas parecidos, Deus não vai te castigar por causa disso abra sua mente e veja a verdade.
Deixe um comentário